VIVÊNCIAS EM PEDIATRIA mostra o dia a dia do pediatra/escritor
Aconteceu na noite do último sábado (27), no plenário da Câmara Municipal de Santana do Ipanema, a solenidade de lançamento do livro VIVÊNCIAS EM PEDIATRIA, de autoria do médico e escritor José Avelar Alécio, quarta obra do autor.
Na mesa diretiva da solenidade, que foi presidida pelo escritor José Avelar Alécio, estavam: o vice-prefeito Iury Pinto e Silva, que representou a prefeita Christiane Bulhões, vereador Moacir Júnior Alves Aquino – presidente da Câmara Municipal de Santana do Ipanema –, Fernando Pedrosa – presidente do Conselho Regional de Medicina – CREMAL-, professor mestre Edmilson Genuíno dos Santos Júnior – secretário municipal de Educação –, pneumologista e prefaciadora do livro, Drª. Fátima Alécio Motta, Clécio Santos – pai do prefeito do município de Viçosa João Victor-, representando os demais familiares do autor, enfermeira Sibele Arroxelas, que faz parte do livro quando da composição da capa, que oportunidade representou os demais colegas do autor. E representando os clubes de serviço a rotariana e contadora Josineide Melo Machado Nascimento. A vereadora Eliana Fofa foi convidada a tomar acento na sua bancada no plenário da Casa Legislativa Tácio Chagas Duarte.
O cerimonial foi conduzido pelo jornalista, escritor e professor José Malta Fontes Neto que, após as formalidades protocolares, registrou as presenças de autoridades, sequenciando a solenidade.
Foi registrada as presenças dos acadêmicos da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes: Luiz Antônio de Farias – capiá -, Marcello André Fausto Souza e Maria Aparecida Silva dos Santos. Além do presidente José Malta Fontes Neto que conduziu o cerimonial e do autor.
Antes dos pronunciamentos aconteceu uma apresentação especial com crianças, alunos da Escola de Educação Básica Carrossel, que tem como diretores a professora Fábia Alécio e Cloves. A apresentação foi baseada na temática do livro.
Após a apresentação aconteceu as falas dos integrantes da mesa, iniciando pela Drª Fátima Alécio, prefaciadora do livro VIVÊNCIAS EM PEDIATRIA. Dra. Fátima destacou pontos importantes da obra e declarou seu afeto pelo primo, tanto pela sua dinâmica como médico/pediatra, assim como escritor.
Sequenciando usaram da palavra o jornalista, escritor e professor José Malta, em nome da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA a qual o escritor Avelar Alécio é associado efetivo, a vereadora Eliana Fofa, a enfermeira Sibele Arroxelas – secretária municipal de Saúde -, o pai do prefeito de Viçosa e primo do autor, Clécio Santos e o secretário Municipal de Educação Edmilson Genuíno dos Santos Júnior.
O presidente do Conselho Regional de Medicina – CREMAL, Fernando Pedrosa destacou a importância de estar em Santana do Ipanema, prestigiando o colega que é conselheiro da instituição que ele preside. Falou que não é santanense, mas só em ver momentos como esse gostaria de ser.
A solenidade teve continuidade com as falas do presidente da Câmara Municipal de Santana do Ipanema que iniciou destacando os jovens José Mauro – ilustrador do livro Lembranças Guardadas do escritor Remi Bastos Silva e Luiz Eduardo que tem o desejo de escrever um livro. Parabenizou o autor pela sua quarta obra.
Na sequencia falou o vice-prefeito Iury Pinto que parabenizou também o autor e deixou a mensagem da prefeita Christiane Bulhões e da secretária de Governo ex-prefeita Renilde Bulhões.
Finalizando as falas de forma descontraída como foi toda a solenidade falou o escritor José Avelar Alécio que, com seu jeito cativante, agradeceu a presença de todos, especialmente seus familiares e colegas assim como os seus irmãos santanenses que prestigiaram o momento. Agradeceu a sua prima Fábia Alécio e as professoras da Escola Carrossel pelo momento tão especial com os alunos daquela unidade escolar. E finalizou prometendo que novas obras virão.
Durante a solenidade o mestre de cerimônia José Malta leu mensagens enviadas ao autor por pessoas queridas que não puderam estar no momento coo a secretária municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social Maria Verônica Araújo, do empresário Bartolomeu Barros e da jornalista Isis Malta – mãe de Amélia, ambas assistidas pelo Tio Avelar.
Em ato contínuo o escritor concedeu os tradicionais autógrafos ao tempo em que foi servido o coquetel.
VIVÊNCIAS EM PEDIATRIA (SWA Instituto Editora – 2022)
Adentrando no mundo da criança, o médico José Avelar Alécio, que convive há mais de trinta anos no exercício da Pediatria, sentiu o desejo em materializar um livro, cujas letras traduzissem uma vivência alicerçada no amor, carinho e gratidão.
Gratidão a Deus, que criou a ele e as crianças com as quais convive, familiares, amigos, colegas de profissão e leitores.
Esta obra não é caracterizada como um livro técnico, apesar de encaixar entre os textos reflexivos algumas vivências de consultório; tendo embasamento teórico em renomados especialistas, evidencia o intuito de orientação.
Cuidando de crianças desde o início dos anos oitenta, ele diz que tem o dever de compartilhar com os pais, que são cuidadores dos filhos de Deus, um pouco de conhecimento aprendido, tanto na academia, quanto no cotidiano do consultório.
Os leitores poderão perceber que se trata de um texto simples, de fácil compreensão e possível de ser aplicado na vida diária.
Como bom aluno, Dr. Avelar, como conhecemos, não esqueceu de homenagear as instituições que o capacitou a ser o profissional que é hoje.
SOBRE O AUTOR
José Avelar Alecio, brasileiro, naturalidade alagoana. Graduado em medicina pela então Escola de Ciências Médicas de Alagoas, atual Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas(UNCISAL), turma de 1982, com especialização em Saúde Pública, Medicina da Família, Pediatria e Homeopatia.
Funcionário Público municipal concursado, exercendo atividades na Atenção Primária em Saúde. É médico autorizador da Secretária Municipal de Saúde; exerce também a Preceptoria do Estágio Rural da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.
É membro conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas.
Recebeu a Comenda Professor Augusto Dias Cardoso pelo CREMAL e o título de Cidadão Honorário de Santana do Ipanema.
É membro da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes, ocupando a cadeira nº 04, tendo como patrono o dr. Arsênio Moreira da Silva.