Participaram alunos do 8º ano, turno matutino
Na última sexta-feira (30/09) Em baixo de um belo Famboyant, próximo da Escola Municipal de Educação Básica Professora Sônia Pereira da Silva aconteceu uma ação do Circulo de Leitura no Sertão. Atividade mantida pela SWA Instituo Educacional LTDA.
A atividade de leitura foi conduzida pelo escritor, jornalista e professor José Malta Fontes Neto e contou com, a participação de alunos do 8º daquela instituição de ensino.
O livro base para as feituras foi CONFABULANDO 2ª edição de autoria da professora Maria Aparecida Silva dos Santos.
Contamos com as presenças da professora Maria Artele Rodrigues França – gestora da escola e do professor André Januário.
Os alunos se encantaram com as temáticas do livro, que na condução do professor Malta fez diversos comparativos das fábulas com os dias atuais, apresentando as lições que podemos tirar das leituras. Os alunos interagiram bem com as reflexões da obra.
Confabulando
Numa proposta de escrever para promover a reflexão de forma lúdica, a literatura infantil oferece um encantamento pelas ilustrações que parecem bordar o papel, contando as histórias e possibilitando a leitura; inclusive para as crianças que ainda não sabem ler convencionalmente.
Nesse livro apresentam-se dez fábulas; sendo sete produções inéditas e três reescritas com adaptações. São histórias curtas e muito interessantes.
A leitura é uma viagem de encantamento. Ler é viajar nas páginas de um livro, abrindo as portas do conhecimento, da alegria e do prazer. As fábulas convidam as crianças para a leitura, as crianças convidam os adultos para ler para elas; então, o ciclo leitor acontece de forma dinâmica e divertida.
Imagina-se que a fábula seja leitura somente para as crianças, por se tratar de pequenas histórias com personagens representados, geralmente, por animais trazendo uma lição de moral. Os ensinamentos que as fábulas evidenciam no final de cada conto fabuloso servem para promover a reflexão da conduta humana, mediante os acontecimentos da vida.
É um gênero literário fantasioso e faceto percebido como recurso de comunicação semelhante à parábola. O que difere as fábulas das parábolas é que esta elucida as verdades dos ensinamentos divinos, enquanto as fábulas percebem os aspectos da vida humana e expõe de modo indireto, por meio de animais ou objetos as atividades humanas e as consequências dos seus atos.
A tradição histórica confere a Esopo a honra de ser o iniciador da poesia didática. As fábulas de Esopo são consideradas uma cartilha para alfabetizar, encantar e educar as crianças pelos seus ensinamentos.
Você está convidando a ler as fábulas aqui apresentadas. Elas trazem sabedoria, trelendo verdades sobre a vida.