Escritor Sílvio Hermano de Bulhões visita Santana do Ipanema e dialoga com participantes do Projeto Valorizando Nossa Literatura

Em dois momentos o escritor dialogou sobre o livro MEMÓRIAS E REFLEXÕES DE UM FILHO DOS CANGACEIROS CORISCO E DADÁ.

Capa do livro Memórias e reflexões de um filho dos cangaceiros Corsico e Dadá

O escritor, professor e economista Sílvio Hermano de Bulhões, filho do casal de cangaceiros Christino Gomes da Silva Cleto – vulgo Corisco – e Sérgia Maria da Conceição, conhecida por Dadá, esteve na última sexta-feira (19) em Santana do Ipanema, para um diálogo com integrantes do projeto Valorizando Nossa Literatura, desenvolvido pela empresa SWA Instituto Educacional LTDA-ME (SWA Instituto Editora).

O evento foi promovido para que os alunos envolvidos com o projeto pudessem fazer contato com o escritor para um diálogo sobre o livro MEMÓRIAS E REFLEXÕES DE UM FILHO DOS CANGACEIROS CORISCO E DADÁ e aconteceu em dois momentos: o primeiro, a tarde, na Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva e a noite na Universidade Federal de Alagoas e foi conduzido pelo escritor, jornalista e professor José Malta Fontes Neto, que também e editor do livro.

A tarde participaram alunos das Escolas Municipais Cleodon Teodósio, Durvalina Cardoso Pontes, José Francisco de Andrade e Professora Sônia Pereira da Silva e da Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis, assim como convidados especiais alunos das Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva.

Os participantes foram agraciados com exemplares do livro do professor Sílvio Bulhões, fizeram as leituras e discutiram a obra em sala de aula. Nesse diálogo, eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas para o autor em um momento muito especial.

Antes das perguntas os professores Fábio Soares Campos – diretor da Escola Estadual Mileno Ferreira da Silva e Marcello André Fausto Souza – coordenador de Cultura do município de Santana do Ipanema, falaram para os presentes.

A seguir foi aberto o espaço para perguntas dos alunos

Além dos alunos, também interagiram o fotógrafo Marcelo e a professora Mirian Vieira que foi ex-aluna do professor Sílvio Bulhões, e muito emocionada relatou um momento especial dos seus pais com o cangaceiro Corisco.

Após o diálogo aconteceu os tradicionais registros fotográficos.

Registramos as presenças das professas Jarina, Graziele e Ailza, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esportes, Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Registramos também as presenças das professoras da Escola estadual Professor Mileno Ferreira da Silva: Anna Beatriz, Evelliny, Claudiana e das coordenadoras Rosilene Soares e Maria Mirian Vieira. Assim como alunos da instituição.

Segundo momento

Diálogo na Universidade Federal de Alagoas – polo Santana do Ipanema – Campus Sertão

A noite o diálogo aconteceu no auditório da Universidade Federal de Alagoas – polo Santana do Ipanema – Campus Sertão e reuniu integrantes do Clube do Livro da UFAL e alunos das Escolas Estaduais Padre Francisco Correia e Ormindo Barros.

No formato de uma roda de conversa, os participantes puderam ouvir do professor, economista e escritor Sílvio Bulhões suas memórias relatadas no livro. Algumas perguntas foram feitas.

Para o professor Thiago, da Escola Estadual padre Francisco Correia, foi um momento mágico, pois além de ministrar a disciplina História, ele é um pesquisador do cangaço. “Estar frente a frente com o professor Sílvio Bulhões – filho do Capitão Corisco foi algo indescritível.” destacou o professor Thiago.

Já o professor Hermani Magalhães, coordenador do polo da UFAL em Santana do Ipanema, foi um momento emocionante e impar para a instituição e também para os participantes. “Houve momentos que a emoção tomou conta de mim” – disse o professor Hermani.

A exemplo do momento da tarde, ao final aconteceu uma confraternização e registros fotográficos.

Nos dois momentos esculturas do Artista Plástico Roninho Ribeiro fez parte da decoração dos ambientes.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
plugins premium WordPress