Na solenidade Sílvio Melo tomou posse como associado efetivo da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA.
O escritor santanense Sílvio Nascimento Melo lançou no último sábado(30) na sua terra natal o seu primeiro livro “OLHAR QUE ME COMOVE”.
A solenidade foi conduzida pelo jornalista escritor e presidente da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes, José Malta Fontes Neto.
Inicialmente foi composta a mesa diretiva, presidida pelo anfitrião Sílvio Nascimento Melo. Também compuseram a mesa: representando a prefeita de Santana do Ipanema a secretária municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social Maria Verônica de Araújo, representando o poder legislativo, a vereadora Josefa Eliana Silva Bezerra (Eliana Fofa), jornalista e grande incentivador para a realização da obra o santanense Antonio Noya, escritor e acadêmico efetivo da Academia Santananse de Letras Ciências e Artes .Djalma de Melo Carvalho , ex-prefeito de Santana do Ipanema Marcos Davi Santos e representando os clubes de serviços o bioquímico José Arrais Onofre.
Os acadêmicos da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA presentes na solenidade foram convidados a tomarem assento nas cadeiras destinadas aos vereadores no plenário da casa legislativa: Silvano Gabriel Pereira de Barros dos Santos, Marcello André Fausto Souza, Fábio Soares Campos e João Neto Félix Mendes, assim como o deputado estadual Gilvan Barros Filho.
Em momento contínuo o escritor Djalma de Melo Carvalho usou da palavra para apresentar o livro OLHAR QUE ME COMOVE.
Ainda nos pronunciamentos usaram da palavra o acadêmico Silvano Gabriel, a vereadora Josefa Eliana Silva Bezerra e a secretária municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social Maria Verônica de Araújo
Após a fala da representante da prefeita Christiane Bulhões aconteceu a posse do escritor Sílvio Nascimento Melo como Associado efetivo da ACADEMIA SANTANENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES – ASLCA, ocupante da cadeira nº 05 cujo patrono´é o escritor santanense e um dos maiores contistas do Brasil BRENO ACCIOLY, cuja trajetória é bastante estudada por Sílvio Melo.
O escritor foi convidado a frente da mesa de honra, assim como seus familiares: esposa, filha, genro e netos para as formalidades de posse. Inicialmente recebeu do escritor Djalma de Melo Carvalho que fez a indicação no nome do escritor para integrar a academia o Diploma de Associado Efetivo.
Em momento contínuo o presidente José Malta Fontes Neto convidou o jornalista Antonio Noya para colocar a pelerine do novo acadêmico.
O novo acadêmico assinou o termo de posse e procedeu o juramento. O presidente José Malta declarou empossado e o convidou para seu pronunciamento.
Após a fala do escritor Sílvio Nascimento Melo e novo acadêmico da ASLCA a mesa de honra foi desfeita para os tradicionais autógrafos.
Livro OLHAR QUE ME COMOVE
O livro de crônicas OLHAR QUE ME COMOVE transporta os sentimentos e memórias do autor que evoca a sua terra natal e amigos da sua juventude ora em relatos como observador do cotidiano, ora como personagem das situações em crônicas autobiográficas. Busca, em alguns textos, que o leitor se sinta envolvido ou imerso nas crônicas e transita em outros momentos influenciado pela palavra poética. Registra, como observador e integrante da história, visão crítica e pensamento quanto a importância da memória escrita para as gerações futuras O autor escreve narrativas simples, às vezes com frases curtas, ousando em crônicas ficcionais e contos curtos.