Evento aconteceu na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas – ADUFAL
O escritor Shyko Farias (Francisco de Assis Farias), para os santanenses “Tamanquinho” lançou na última sexta-feira (26) na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas – ADUFAL seu segundo livro intitulado ‘AQUILO QUE ESCREVO”.
A solenidade de lançamento foi conduzida pelo jornalista e escritor José Malta Fontes Neto, presidente da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA e foi iniciada com a formação da mesa de honra.
A mesa foi composta por: Shyko Farias, autor que a presidiu, desembargador Dr. José Carlos Malta Marques, Marta de Moura Costa, diretora cultural da ADUFAL, escritor e cronista Djalma de Melo Carvalho e a poetisa Mônica Anjos.
Cumprindo o protocolo após a formação da mesa, aconteceu a entoação do Hino de Alagoas e os pronunciamentos. Usaram da palavra a poetisa Mônica Anjos, que fez a apresentação do livro. Na sequência falou a representante da ADUFAL, Marta de Moura Costa, que parabenizou o escritor e disse que a associação está sempre a disposição dele para eventos dessa natureza, que engrandece a instituição.
O santanense e desembargador Dr. José Carlos Malta Marques na sua fala, ratificou a sua posição quanto a Santana do Ipanema como a maior cidade do mundo, e justificou sua afirmação. Parabenizou o escritor Shyko Farias, e finalizou dizendo da sua alegria em poder viver esse momento especial, mesmo estando gripado, sem ser COVID-19.
Antes da fala do anfitrião como manda o protocolo, um momento mais que especial. Aconteceu a leitura de dois poemas constantes do livro. O primeiro “VIVA O AMOR” – página 147 -, feita por Assisnêsz (filho do autor) e Marcelo (neto). A segunda “NOSSO RACHA – página 110 -, feita por Caio (neto do autor)
Confiram no vídeo a seguir:
O autor Shyko Farias finalizou os pronunciamentos fazendo uma citação especial aos amigos que estiveram com ele no momento. Fez uma fala simples mas recheada de gratidão a todos.
Após as falas aconteceu os tradicionais autógrafos.
Após os autógrafos os tradicionais registros para a posteridade de um momento tão especial.
O Poeta Cláudio Vieira, cunhado do autor, escreveu uns versos sobre esse momento especial:
Parabéns Shyko Farias
Por seu livro segundo
Que venha logo o terceiro
Com seu amor profundo
Pra enfeitar as estantes
Das livrarias do mundo
Parabéns nobre poeta
Por estas bonitas loas
Com certeza vão agradar
Aos jovens e coroas
Você botou mais um tijolo
Na cultura de Alagoas
Santana está radiosa
Em alegria completa
Por ver um filho querido
Que foi um grande atleta
Ela está radiante
Por mais um filho poeta
Autor: Claudio Vieira de Souza.
Shyko Farias fez o seu agradecimento
Obrigado Claudio Vieira
Pela sua homenagem
Você é um grande poeta
Atrevido e de coragem
Faz versos de improviso
Nos seus lábios só sorriso
Inspira camaradagem
A festa foi muito bonita
Agradeço aos presentes
Familiares e amigos
E alguns com seus parentes
Ex-alunos, e ex-atletas
Com alegrias repletas
Censurando os ausentes
A participação do meus netos
Momento de muita emoção
A leitura dos poemas
Uma respeitosa atenção
Da plateia ali presente
Num silêncio sorridente
E de muita distinção
Shyko Farias 29-01-2024
AQUILO QUE ESCREVO
Obra foi editada pela SWA Instituto Editora. Editora genuinamente sertaneja, com sede em Santana do Ipanema.
Em Aquilo que Escrevo, Shyko Farias ( Francisco de Assis Farias), de forma leve e descontraída, segue o mesmo itinerário de suas primeiras escritas publicadas no seu primeiro livro Riscos & Rabiscos (SWA Instituto, 2022). Com os Acrósticos que compõem a 1ª parte do livro, dialoga com algumas pessoas, prestando-lhes homenagens. E, em determinados momentos, guiado por memórias afetivas, revisita lugares de suas vivências, fazendo um convite a embarcar com ele neste túnel do tempo. Depois numa 2ª parte escreve Poemas sobre as mais diversas temáticas e, finda seu repertório com o registro de Prosas Poéticas, relatando detalhadamente fatos de sua história.