Por José Malta Fontes Neto – Fotos: Arquiteta Samhyra
Na tarde da última quarta-feira (07), aconteceu a culminância do Projeto Valorizando Nossa Literatura 2024 no Ginásio Poliesportivo Domício Nobre da Silva no Povoado Olho d´Água do Amaro, contando com o apoio da Escola Municipal de Educação Básica Antônio Rodrigues Damasceno.
No evento participaram integrantes das Escolas Municipais de Educação Básica: Antônio Rodrigues Damasceno (Povoado Olho d´Água do Amaro), Professora Sônia Pereira da Silva (Sítio Serrote do Amparo/Queimada do Rio), José Francisco de Andrade (zona urbana), Cleodon Teodósio (Sítio Camoxinga dos Teodósios), Iracema Salgueiro Silva (zona urbana), Durvalina Cardoso Pontes (zona urbana) e Vereador João Francisco Cavalcante (Povoado São Félix), Escola de Educação Básica São Cristóvão (Rede Particular), Movimento de Cursilho de Cristandade e Melhor Idade do CRAS.
Este ano o projeto teve como objeto de estudo o livro IGREJINHA DAS TOCAIAS: SUA HISTÓRIA, de autoria dos escritores Clerisvaldo B. Chagas, João Neto Félix Mendes e José Elgídio da Silva
Antes do início das apresentações os participantes fizeram fotos com os autores.
Na oportunidade, recebemos os escritores João Neto Félix Mendes e José Elgídio da Silva, autores do livro IGREJINHA DAS TOCAIAS: SUA HISTÓRIA. O escritor João Neto representou o professor Clerisvaldo B. Chagas que, por motivos superiores, não pode estar presente ao evento.
Também participaram do momento a prefeita Christiane Bulhões, senadora Renilde Bulhões, professora Salete Machado ( secretária municipal de Educação), Maria Verônica de Araújo (secretária municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e que responde pela Secretaria de Política para Mulheres), professoras Jicélia Gomes e Maria Luiza (diretoras da SEMED), professora Andréa Brandão (coordenadora da unidade da UFAL Santana do Ipanema e presidente do Lions Club), empresário César Vital Aquino Barros (parceiro do projeto), artesã Goretti Brandão (representante do FOCUARTE) que foram convidadas (os) para a frente de honra.
Também participaram da frente de honra Diretores e representantes das escolas, Coordenadores Pedagógicos, Aglaé Santos (coordenadora do MCC setor Santana), Cleide Wanderlei (representante do Grupo da Melhor Idade do CRAS).
O professor, jornalista, escritor e editor José Malta Fontes Neto conduziu a atividade de encerramento do projeto, fazendo uma saudação aos presentes. Agradeceu a professora Jéssica, gestora da Escola Antônio Rodrigues Damasceno e demais integrantes da escola, pela acolhida e elogiou a estrutura do Ginásio. Na sequência informou da apresentação no telão do resultado do projeto nas escolas.
A seguir apresentaremos os vídeos com as apresentações:
Escola Municipal de Educação Básica Professora Sônia Pereira da Silva
A Escola Sônia Pereira apresentou um vídeo com um curta-metragem coordenado pela professora de Língua Portuguesa Quitéria Felix da Silva com a participação dos alunos envolvidos.
Escola Municipal de Educação Básica Cleodon Teodósio
As professas Maria Ciríaco (gestora da escola), Ana Maria (professora de Língua Portuguesa) e os discentes Ravi Gois, Luíza Vitória e Lavínia Faustino falaram sobre o livro e a experiência no projeto.
Escola Municipal de Educação Básica Antônio Rodrigues Damasceno
A escola apresentou considerações dos alunos sobre o livro e uma breve encenação gravada nas imediações da Igrejinha das Tocaias., coordenada pela professora e coordenadora pedagógica Jailma Godoi.
Escola Municipal de Educação Básica José Francisco de Andrade
A escola apresentou uma entrevista feita por alunos com a atual zeladora da Igrejinha das Tocaias, D. Maria José. O momento foi conduzido pela coordenadora Cledijane Farias (Nina).
Escola Municipal de Educação Básica Durvalina Cardoso Pontes
A escola apresentou considerações dos alunos sobre o livro e uma breve encenação gravada nas imediações da Igrejinha das Tocaias.
Escola Municipal de Educação Básica Iracema Salgueiro Silva
A aluna Yasmin Gomes apresentou um cordel sobre a Igrejinha, de sua autoria, com a orientação do professor de Língua Portuguesa Mychel Arthur.
Escola Municipal de Educação Básica Vereador João Francisco Cavalcante
A escola apresentou um bate papo com alunos, conduzido pela professora Adriana Ricardo, gestora adjunta da escola.
Escola de Educação Básica São Cristóvão
A escola apresentou considerações do alunos David Nobre, que inclusive fez um livro baseado no livro estudado sendo no gênero quadrinhos. O aluno, no vídeo, deu um spooler sobre sua criação. Também apresentaram suas considerações as professas Verônica Maciel (professora da turma) e Silvânia Lúcio (diretora da escola).
Movimento de Cursilho de Cristandade – MCC Setor Santana
Na culminância foi apresentando um vídeo com depoimentos de cursilhistas sobre a obra e as vivências obtidas a partir da leitura do livro.
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – Sita Gomes de Aquino – Santana do Ipanema
As integrantes do CRAS, Zélia Granja, Nelma França, D. Rosa e Cleide Wanderley, participaram do momento junto com as escolas participantes e representantes do MCC e fizeram no vídeo considerações sobre a Igrejinha das Tocaias.
Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis
Na culminância do projeto foi apresentado um vídeo com depoimentos de alguns alunos que participaram do projeto.
Após a exibição dos vídeos aconteceram os pronunciamentos e usaram da palavra a aluna Heloíse da Escola Municipal de Educação Básica Vereador João Francisco Cavalcante, professora Arlete Rodrigues, gestora da E.M.E.B Professora Sônia Pereira, representando os demais diretores, senadora Renilde Bulhões, escritores José Elgídio e João Neto e por fim a prefeita Christiane Bulhões.
A Dra. Renilde Bulhões, a secretária Salete Machado e a prefeita Christiane Bulhões receberam certificados de Preito de Gratidão da SWA Instituto Editora, pelo apoio ao projeto.
Entre as falas o idealizador do projeto professor José Malta Fontes Neto premiou alguns discentes, que ele considerou como destaques, com quatro kits composto de 31 livros da SWA Instituto Editora, para que eles comecem suas bibliotecas pessoais. Foram premiados: Maria Heloise Bezerra da Silva (E.M.E.B. Vereador João Francisco Cavalcante), David Cauã Nobre Pontes (Escola de Educação Básica São Cristóvão), Lavínia Silva Faustino (E.M.E.B. Cleodon Teodósio), Izabelly Pereira Oliveira ( E.M.E.B Antônio Rodrigues Damasceno) e com um kit menor, mas com muito carinho, a aluna Luzia Vitória da Silva Gomes Alves (E.M.E.B. Cleodon Teodósio).