EU E O HANDEBOL, editado pela SWA Instituto Editora, conta a trajetória do professor Shyko Farias nesse esporte que ele dedicou a sua vida
Na última sexta-feira (08), no Auditório de Informática do Instituto Federal de Alagoas no Centro de Maceió – AL, aconteceu o lançamento do livro EU E O HANDEBOL, terceiro livro do escritor santanense Shyko Farias ( Francisco de Assis Farias), para os santanenses simplesmente Tamanquinho.
A obra, editada pela SWA Instituo Editora, a genuína editora do sertão traz em suas 263 páginas, distribuídas em trinta e quatro capítulos, as vivências desse santanense que fez desse esporte a sua vida, inclusive chegou a ser Técnico da Seleção Brasileira no naipe feminino.
Conduziu a solenidade de lançamento do livro o jornalista, professor, escritor, editor e presidente da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA José Malta Fontes Neto, que iniciou fazendo a composição da mesa de honra.
Compuseram a mesa de honra o escritor Shyko Farias que a presidiu, professor José Roberto – diretor do IFAL Campus Coruripe –, que prefaciou a obra, Dr. Otávio Lessa – desembargador e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas –, poetisa e cordelista Mônica Anjos e Ana Valéria – uma das primeiras alunas do professor Shyko Farias.
Formada a mesa, de forma protocolar, foi entoado o Hino de Alagoas
Na sequência, iniciando os pronunciamentos falou o professor José Roberto que fez a apresentação do livro.
Também usaram da palavra a cordelista Mônica Anjos, com indicação da Ana Valéria, falaram Eduardo Profa e Pedro, Dr. Otávio Lessa, José Malta – na condição de presidente da Academia Santanense de Letras, Ciência e Artes -, César – primeiro presidente da Federação Alagoana de Handebol, todos destacando pontos importantes do handebol e da importância do professor Shyko e sua obra, colocando esse esporte na história alagoana.
Finalizou os pronunciamentos o anfitrião da solenidade, escritor Shyko Farias que a princípio fez uma saudação bem carinhosa a todos os presentes e na sequência fez a sua fala programada, terminando claro com seus tradicionais versos.
O lançamento foi concluído com uma sessão de fotos, pois os participantes, na sua maioria já tinham adquirido os livros antecipadamente e já receberam devidamente autografado.
Sobre o autor e o livro
Nascido no coração do sertão alagoano, na cidade de Santana do Ipanema, Prof. Shyko Farias construiu uma trajetória brilhante e inspiradora no mundo do handebol, tanto no âmbito estadual quanto nacional.
Ele iniciou sua jornada acadêmica e esportiva como Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 1976. Foi também Professor do Instituto Federal de Alagoas a partir de fevereiro de 1987. Sua paixão pelo handebol, combinada com seu compromisso incansável com a educação e o desenvolvimento esportivo, inspirou várias gerações de professores e atletas de handebol em Alagoas e em todo o Brasil.
A carreira do Prof. Shyko não se limitou às salas de aula. Ele também fez história como técnico de seleções brasileiras femininas de handebol em várias categorias, incluindo júnior e adulta. Sob sua liderança, as seleções participaram de competições de alto nível, como os Jogos Pan-Americanos e Mundiais, nas quais seu conhecimento técnico e estratégico deixou uma marca indelével.
Este livro não é apenas uma obra sobre handebol; é um testemunho da dedicação, conhecimento e paixão de um dos maiores ícones do esporte em nosso estado e país. Prof. Shyko compartilha com seus leitores suas experiências, técnicas e a filosofia que o guiou ao longo de sua carreira. Cada página reflete seu compromisso com o desenvolvimento do handebol e com a formação de novos talentos.
Para todos aqueles que amam o handebol, que buscam conhecimento e inspiração, este livro é uma leitura essencial. Que as lições e histórias aqui contidas sirvam para motivar e guiar futuras gerações de atletas e professores, assim como Prof. Shyko fez e continua a fazer ao longo de sua notável trajetória.