Silvano Gabriel lança livro em Santana do Ipanema

Por Isis Malta – Granduanda de Comunicação Social – Jornalismo – UFAL

O ator, teólogo, autor e escritor cordelista Silvano Gabriel lançou na noite da última sexta (26), na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, seu primeiro romance intitulado O Escravo e a Sinhá. O lançamento da obra que traz o selo editorial do SWA Instituto reuniu autoridades, amigos e familiares do autor.

Silvano, que já tem mais de 16 (dezesseis) cordéis publicados, entrega aos leitores um romance escrito há mais de 30 anos. No livro ilustrado pelo santanense Roninho Ribeiro, o autor descreve o forte amor entre um escravo e uma sinhá que após grandes obstáculos acabaram ficando unidos pelo matrimônio.

“O Escravo e a Sinhá” foi prefaciado pelo empresário e escritor Bartolomeu Barros, que esteve presente no lançamento e na mesa de honra, assim como o biólogo Danilo Rodrigues, associado da Alumiar – Companhia de Arte e Cultura, responsável pela orelha e apresentação da obra. “Quando eu lia novamente a história do livro eu via que o escravo representava uma pessoa e a sinhá representava um objetivo. Esse romance representa também, e conta em detalhes, a luta do Silvano”, destacou Danilo.

O teatro, paixão de Silvano Gabriel, também esteve representado na mesa de honra com a presença do ilustre ator Francisco de Assis, seu incentivador de longas datas. Francisco finalizou a fala declamando e dedicando a Silvano o poema do alagoano Jorge de Lima chamado “O Acendedor de Lampiões”.

A Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes, onde Silvano Gabriel ocupa a cadeira de nº 02, cujo patrono é Dr. Aderval Wanderley Tenório, foi representada no evento pelo jornalista e diretor do SWA Instituto José Malta Fontes Neto, que parabenizou e destacou a importância da persistência de Silvano para a realização desse que era um sonho desde a década de 80.

O prefeito Isnaldo Bulhões, ao lado da sua esposa Renilde Bulhões, também esteve presente na mesa de honra. “Venho aqui para compartilhar do seu sonho. Venho trazendo o abraço de todos os santanenses que amam a nossa terra e sabem do esforço, teimosia, dedicação, da humildade e das dificuldades que você passou para estar lançando o seu livro”, destacou.

“Esse livro é um menino que nasce hoje e está com 33 anos de idade, um menino que nasce da mente de um adolescente de 16 anos e que hoje é lançado graças a vocês todos por esse senhor de 49 anos”, enfatizou Silvano, iniciando o seu pronunciamento repleto de resistência e agradecimentos.

Antes mesmo do lançamento oficial a obra já estava nas mãos de 180 estudantes da rede pública de Santana do Ipanema através do projeto Valorizando Nossa Literatura, idealizado pelo SWA Instituto com o apoio de empresários santanenses. “Doamos os livros no último dia 04, no auditório da UNEAL, e os alunos terão até 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para desenvolverem atividades em sala de aula”, destacou o diretor do Instituto.

O lançamento teve o total apoio dos associados da Companhia Teatral Alumiar, organização santanense que tem Silvano Gabriel como líder.

Os livros estão sendo comercializados na Casa O Ferrageiro ou direto com o autor através do número (82)99984-8019

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
plugins premium WordPress