Por Isis Malta – Jornalista
José Malta lançou o primeiro volume da obra Eu Literato relembrando seus projetos literários em salas de aula
O jornalista, escritor e presidente da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes, José Malta Fontes Neto, lançou na manhã desta sexta-feira (30) o volume 1 da obra Eu Literato, no Sarau Literário da Escola Municipal Iracema Salgueiro Silva.
José Malta foi convidado a participar do Sarau, que teve como tema “O Fantástico Mundo da Literatura”, e foi lá que lançou a obra, destacando a importância daquela plateia lotada de alunos e professores para os seus projetos literários e a valorização da nossa literatura.
“Não poderia escolher um melhor local para lançar o meu livro. Sem grandes cerimônias, mas ao lado dos alunos, que são os protagonistas de todos os meus projetos na literatura”, destacou o autor.
Durante o evento ele fez a entrega de exemplares do livro para alunos e professores e finalizou com o momento de autógrafos.
O Sarau Literário foi idealizado pelo professor de língua portuguesa Arthur França e organizado com a participação da professora Luciléia Gomes, da articuladora de ensino Sônia Carvalho, a coordenadora pedagógica Maria Ivone e a diretora geral Elisângela Bernardino.
Dentro da programação também estiveram presentes os escritores santanenses Silvano Gabriel, Jarina Farias, Lícia Maciel e Cheops Malta.
Alunos dos 6º ao 9º ano, participaram do evento e alguns foram premiados com certificados, medalhas e compartilharam as suas produções com todos os presentes.
Convidada para o evento a jovem Lorena Alice, sobrinha do autor, e uma promissora leitora, se encantou com os livros expostos no sarau literário.
Sobre a obra Eu Literato Volume I:
ISBN: 978-85-65024-59-4
Páginas: 178
Editora: SWA Instituto Editora
Em Eu Literato, você terá um encontro que irá além de suas páginas; seus trinta e nove textos são apenas um ponto de partida para uma viagem no tempo, para um reencontro com as lembranças que se ativam em cadeia e que afloram as emoções guardadas no peito. Não se acanhe se as lágrimas forçarem sair, deixe-as fluírem.
O escritor José Malta Fontes Neto reuniu, neste volume um, as suas crônicas escritas entre os anos de 2007 a 2014 e uma reflexão, baseada em uma palestra que ele fez no Grupo de Fraternidade Espírita André Luiz – GFEAL no natal de 1998.
São textos que falam do cotidiano de Santana do Ipanema e outras considerações do dia a dia do escritor que também é jornalista e agitador cultural.