No dia 04 de outubro de 2018, no auditório da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL – Campus II Santana do Ipanema aconteceu a entrega de 180 exemplares do livro O ESCRAVO E A SINHÁ – de autoria do escritor, poeta, cordelista Silvano Gabriel Pereira de Barros dos Santos, ação do Projeto Valorizando Nossa Literatura 2018.
A proposta do projeto é de que os alunos de turmas e escolas selecionadas ganham livros, mas se comprometem a ler e trabalhar a obra em sala de aula, produzindo conteúdos para apresentarem na culminância.
Nesta segunda-feira (03) aconteceu a exatamente a culminância desse projeto no mesmo local onde aconteceu a entrega dos livros.
Participaram da atividade o coordenador e idealizador do projeto, jornalista, educador e escritor José Malta Fontes Neto, o autor do livro trabalhado, cordelista, poeta e escritor Silvano Gabriel Pereira de Barros dos Santos, representação dos alunos e professores, coordenadores e diretora envolvidas na tarefa.
Todas as escolas envolvidas apresentaram seus trabalhos.
A Escola Maria Nepomuceno Marques do povoado Areia Branca apresentou cartazes com ilustrações dos capítulos estudados em sala de Aula. Esse trabalho foi coordenado pela professora de língua portuguesa Lourdes.
A Escola Vereador João Francisco Cavalcante do Povoado São Félix, sob a coordenação da professora Vera Lúcia dos Santos trouxe um cordel produzido pelos alunos. O texto foi lido para os presentes. Cópias desse trabalho coram entregues ao José Malta e ao Silvano Gabriel.
A Escola Municipal Senhora Santana, sob a coordenação da professora Denise também apresentou um trabalho em Cordel.
Alunos da Escola Municipal São Cristóvão com a coordenação da professora Edilma Gomes fizeram uma encenação de parte do livro e a aluna Joana com sua voz encantadora cantou uma música que retratou o amor dos envolvidos no romance estudado.
Por fim alunos da Escola Municipal Professora Sônia Pereira, da comunidade Queimada do Rio/Serrote do Amparo, sob a coordenação da professora de língua portuguesa Quitéria, com apoio da diretora Elisângela, uma peça teatral enfocando o último capítulo do livro. Um momento especial, pois mesmo sem o aparato de um teatro, toda a encenação foi bem elaborada.
O Silvano Gabriel, autor do livro, demonstrou toda a sua emoção em ver seu trabalho apresentando dentro daquilo que ele se propõe a fazer. Cordel e Teatro. Falou aos presentes para demonstrar a sua gratidão pelo momento especial.