Culminância do Projeto Valorizando Nossa Literatura 2018 reúne alunos de 05 escolas municipais de Santana do Ipanema

No dia 04 de outubro de 2018, no auditório da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL – Campus II Santana do Ipanema aconteceu a entrega de 180 exemplares do livro O ESCRAVO E A SINHÁ – de autoria do escritor, poeta, cordelista Silvano Gabriel Pereira de Barros dos Santos, ação do Projeto Valorizando Nossa Literatura 2018.

https://swainstituto.com.br/2018/10/04/projeto-valorizando-nossa-literatura-faz-doacao-de-livros-a-alunos-da-rede-publica-municipal-de-santana/

A proposta do projeto é de que os alunos de turmas e escolas selecionadas ganham livros, mas se comprometem a ler e trabalhar a obra em sala de aula, produzindo conteúdos para apresentarem na culminância.

Nesta segunda-feira (03) aconteceu a exatamente a culminância desse projeto no mesmo local onde aconteceu a entrega dos livros.

Participaram da atividade o coordenador e idealizador do projeto, jornalista, educador e escritor José Malta Fontes Neto, o autor do livro trabalhado, cordelista, poeta e escritor Silvano Gabriel Pereira de Barros dos Santos, representação dos alunos e professores, coordenadores e diretora envolvidas na tarefa.

Todas as escolas envolvidas apresentaram seus trabalhos.

A Escola Maria Nepomuceno Marques do povoado Areia Branca apresentou cartazes com ilustrações dos capítulos estudados em sala de Aula. Esse trabalho foi coordenado pela professora de língua portuguesa Lourdes.

A Escola Vereador João Francisco Cavalcante do Povoado São Félix, sob a coordenação da professora Vera Lúcia dos Santos trouxe um cordel produzido pelos alunos. O texto foi lido para os presentes. Cópias desse trabalho coram entregues ao José Malta e ao Silvano Gabriel.

A Escola Municipal Senhora Santana, sob a coordenação da professora Denise também apresentou um trabalho em Cordel.

Alunos da Escola Municipal São Cristóvão com a coordenação da professora Edilma Gomes fizeram uma encenação de parte do livro e a aluna Joana com sua voz encantadora cantou uma música que retratou o amor dos envolvidos no romance estudado.

Por fim alunos da Escola Municipal Professora Sônia Pereira, da comunidade Queimada do Rio/Serrote do Amparo, sob a coordenação da professora de língua portuguesa Quitéria, com apoio da diretora Elisângela, uma peça teatral enfocando o último capítulo do livro. Um momento especial, pois mesmo sem o aparato de um teatro, toda a encenação foi bem elaborada.

O Silvano Gabriel, autor do livro, demonstrou toda a sua emoção em ver seu trabalho apresentando dentro daquilo que ele se propõe a fazer. Cordel e Teatro. Falou aos presentes para demonstrar a sua gratidão pelo momento especial.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
plugins premium WordPress